Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Pracaxi (ou pracachy – Pentaclethra macroloba, Leguminosae-Mimosoideae)*

Óleo de pracaxi
O óleo de pracaxi (ou pracachy) contém a mais alta concentração conhecida do ácido beênico (19%), que é seis vezes maior do que a do óleo de amendoim. É extraído e empregado na indústria cosmética – maquiagem e para os cabelos devido as suas excelentes propriedades umectantes. Estudos relatam a atividade inseticida do óleo, especificamente contra o mosquito Aedes aegypti, que é o vetor da febre amarela e dengue. Frações isoladas do óleo de pracaxi constituem importantes compostos bioativos com atividade anti-hemorrágica, que poderão ser utilizadas no tratamento dos acidentes por picadas de serpentes ou como novos fármacos no tratamento de outras patologias.

Utilização popular
O óleo de pracaxi é extraído de forma artesanal, por cozimento da massa seca que é macerada em pilão. É utilizado popularmente na medicina popular contra a erisipela que é uma infecção cutânea causada geralmente por bactérias, como também no tratamento do cabelo, facilitando o penteado, aumentando o brilho e evitando a queda. Em Belém passou a ser utilizado no tratamento de manchas e estrias em adolescentes e gestantes, apresentando resultados muito satisfatórios. Os habitantes da região Amazônica fazem uso da casca e do caule contra os efeitos do envenenamento de picadas de cobras e escorpiões. Para isso, eles maceram a casca e aplicam sob a forma de emplastros no local da picada. Atualmente as sementes são recolhidas (catadas) em rios, praias e igarapés, sendo posteriormente secas ao sol e armazenadas para a comercialização.

Ecologia
Espécie vegetal que se encontra distribuída em todo o Brasil Setentrional, Guianas, Trinidad e algumas regiões da América Central. A árvore de pracaxi é de tamanho médio (8-14 m), comumente encontrada em áreas inundáveis. Possui um fruto em forma de vagem com 20 a 25 cm de comprimento, é encurvado e contém de 4-8 sementes. Um quilograma de sementes é composto por aproximadamente com 35 vagens, as quais contêm cerca de 30% de óleo, em base seca. No cultivo da planta, a emergência ocorre entre 30 a 40 dias com taxa de germinação das sementes relativamente alta, e o seu desenvolvimento na várzea é rápido Em terra firme o pracaxi tolera bem a poda seletiva e, por tratar-se de uma leguminosa, é um bom fixador de nitrogênio, constituindo uma espécie pioneira que mostra um grande potencial na regeneração florestal e recuperação de áreas degradadas.

O óleo de pracaxi, 30ml, pode ser encontrado em: http://www.lojagerminar.com.br/

* Luiz Morais é engenheiro químico (Universidade Federal do Pará), especialista em Açaí (Euterpe oleracea), Andiroba (Carapa guianensis), Pracaxi (ou Pracachy (Pentaclethra filamentosa), Castanha-do-Pará (Bertholletia excelsa), Maracujá (Passiflora edulis), Copaíba (Copaifera oficinalis), Buriti (Mauritia vinifera), Cupuaçu (Theobroma grandiflorum), Ucuúba (Virola sebifera oil end sap.), Muru-muru (Astrocaryum muru-muru), entre outros da Amazônia (www.amazonoil.com.br

2 comentários:

  1. Maravilha! que noticia boa, quero comprar

    onde encomendo ?

    ResponderExcluir
  2. Comprei o meu no site www.sabedorianatural.com.br e estou usando e gostando baste.

    ResponderExcluir