Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

domingo, 16 de janeiro de 2011

Papinha ou aleitamento materno?



Por Koldo Campos Sagaseta*

Com o risco de me acharem ingênuo, a verdade é que acreditava que cientistas e pesquisadores eram imunes aos tempos atuais, que mantinham sua indispensável independência, seus critérios pessoais, e fico decepcionado em comprovar que não é assim. Eles não estão à margem dos interesses que regulam nossas vidas e misérias. O mesmo que ocorre com os políticos e prostitutas, prestam contas para quem os pagam e só ensinam o que estes pedem.
Uma equipe de pediatras do Instituto de Saúde Infantil da Universidade “College London” (UCL), segundo informa a revista “British Medical Journal”, chegou à conclusão que a partir dos quatro meses é preferível alimentar os bebês com as papinhas, em função da falta de ferro e às alergias apresentadas no leite materno, asseguram.Ignoro quem está subsidiando este instituto, mas não descartaria a relação entre os resultados de seu estudo e o patrocinador.
Dizer que uma papinha é mais nutritiva que o leite materno é tão absurdo como achar que é mais conveniente urinar pelos ouvidos.
E que fique constatado que não pretendo julgar o poder nutritivo de uma boa papinha, nem o sabor de um “marmitako”(1), como não reprovo a salada de lagosta, cozido de grão-de-bico (2), mas um bebê necessita de leite, e o melhor leite é o natural, de sua mãe, porque contêm todos os nutrientes que um bebê necessita, é de temperatura adequada, toma da melhor maneira possível que é através do peito materno. Além disso, oferece serviço 24 horas por dia e é completamente gratuito.
Portanto, se você pode amamentar seu bebê porque nenhuma força maior a impede, se a sua religião não a censura e nem o seu governo proíbe, repita comigo: “Mãe nossa que nos dá o seio, santificada seja sua obra, venha a nós o seu leite que nos nutre através de um peito ou de outro, o vosso leite de cada dia dá-nos hoje, e não compre substitutos assim como tampouco os reclamamos, porque não há nada mais saudável que os mamilos, mas livra-nos do mal... Nestlé.
(1)   Marmitako (vem de marmita) é um prato típico dos pescadores do país Vasco (Basco).
(2)   O autor da matéria faz referência à receita “cocido de garbanzos o los callos”, de Madri.

*Nasceu em Pamplona (País Vasco) e se naturalizou na República Dominicana. É poeta e dramaturgo. Vive com sua filha Irene e três gatas: Lola, Fefita e “A Outra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário