Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

sábado, 30 de abril de 2011

Óleo de copaíba e alguns de seus benefícios




Abaixo um resumo da capacidade do óleo-resina de copaíba. O texto completo está em: http://www.scielo.br/pdf/rbfar/v19n2b/a12v192b.pdf


Atividade antimicrobiana do óleo-resina produzido pela copaiba – Copaifera multijuga Hayne (Leguminosae)


Por Davidy Eduardo Mendonça e Sideney Becker Onofre

A pesquisa de plantas com fins medicinais tem grande importância para a comunidade médica, uma destas é o óleo-resina extraído da copaíba, Copaifera multijuga Hayne, o qual é natural da região Amazônica onde é encontrado uma grande diversidade dessa espécies. Seu uso medicinal, tão difundido o torna o fitofármaco mais usado e conhecido pelas populações mais pobres da região Norte do Brasil, sendo utilizado como diurético, laxativo, antitetânico, antiblenorrágico, antirreumático, antisséptico do aparelho urinário, anti-inflamatório, antitussígeno, cicatrizante e remédio para o combate ao câncer.

O uso do óleo de copaíba, assim como de outras drogas indígenas entre os brancos, foi difundido no século XVII, quando os primeiros médicos residentes no Brasil tentavam contornar a escassez de remédios cujo suprimento à Colônia era irregular (Ferreira, 1999).

A copaíba (Copaifera multijuga), ou copaibeira, é uma árvore de grande porte da família Leguminosae encontrada em todo o Brasil. O gênero Copaifera possui mais de 25 espécies, sendo a maioria encontrada na América do Sul. Vulgarmente são chamadas de copaíba, pau-d’óleo, copaíba-roxa e copaíba-mari-mari. A árvore mede até 36 metros de altura possui copa densa, casca lisa e fruste reto; produz de 2 a 3 kg de sementes. A floração ocorre em janeiro a março e os frutos são coletados em
março a agosto. Há mudança foliar em dezembro, com perda parcial das folhas no mês anterior à floração (Yunes & Cechinel Filho, 2001).

Chamada de copaíba ou copahu pelos indígenas, o óleo da copaíba era bastante utilizado entre os índios quando os portugueses chegaram ao Brasil. Tudo indica que o uso desse óleo veio da observação do comportamento de certos animais que, quando feridos, esfregavam-se nos troncos das copaibeiras. Os índios o utilizavam principalmente como cicatrizante e no umbigo de recém-nascidos para evitar o mal-dos-sete-dias.

Quanto aos efeitos anti-inflamatórios, gastroprotetor, analgésico e antitumoral do óleo-resina de copaíba como também o seu potencial como antioxidante, inseticida e repelente de insetos já são comprovados em diversos estudos (Azevedo et al, 2004).

O óleo-resina de copaíba pode ser encontrado em: www.lojagerminar.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário