Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Programação da Morada da Floresta e Idec para o mês de abril


Morada da Floresta:

Feira de Orgânicos da AAO
No sábado, (02 de Abril) exporemos os produtos da Morada da Floresta, Composteiras Domésticas, Fraldas Ecológicas, Bioabsorventes Femininos, Mooncup e outros produtos na Feira de Orgânicos da AAO no Parque da Água Branca.
No calendário de 2011, exporemos no primeiro sábado de cada mês na Feira da AAO.

Ecofeira da Granja Viana
Data: 03 de abril de 2011 de 9:00 a 14:00
Local: Escola da Granja Viana - EGV
Endereço: Rua José Felix de Oliveira 1274, Granja Viana
A proposta das Ecofeiras na Granja Vianna surgiu de grupos organizados da comunidade, interessados em gerar processos sustentáveis junto aos produtores rurais. O principal objetivo é divulgar e fomentar o consumo de produtos naturais e orgânicos, que estão alinhados com os princípios da prática da sustentabilidade e fomento da economia solidária.

Visita Ecopedagógica
Data: 17 de abril de 2011 (domingo)
Horário: 11 horas
Contribuição para a Visita: R$ 15,00
Por gentileza confirme sua presença até o dia anterior a visita.

Cursos
Elaboração de Projetos Sustentáveis
Data: 26 de abril a 5 de maio de 2011 (terças, quartas e quintas - 26,27 e 28 de abril + 3, 4 e 5 de maio)
Horário: 9:00 às 12:30 hs
Valor: R$ 260,00 – incluso material didático virtual
Carga horária: 21 horas dividas em 6 aulas
Este curso tem como obejtivo principal fazer com que o aluno se aproprie das práticas para elaboração de um Projeto Sustentável.
Projeto Sustentável é compreendido como um projeto que tenha começo, meio e continuidade.
Para isso é imprescindível alguns métodos estratégicos nas etapas de elaboracão do mesmo.


Produtos da Morada da Floresta também em: www.lojagerminar.com.br


Idec - consumo sustentável
Oficina ensina como aproveitar integralmente os alimentos







Promovido pelo Idec e ONG Banco de Alimentos em São Paulo, evento gratuito mostra aos consumidores como preparar refeições a partir de cascas, folhas, talos e sementes


Neste sábado (2/3), o Idec e a ONG Banco de Alimentos promoverão em São Paulo uma oficina de orientação para o aproveitamento integral dos alimentos. O evento conta com a parceria do Vitae Civilis e da AAO (Associação de Agricultura Orgânica).

A aula tem o objetivo de ensinar aos consumidores que é possível preparar refeições saborosas e saudáveis a partir de partes dos alimentos que normalmente vão para o lixo, como folhas, talos, cascas e sementes. Além disso, é importante que o consumidor se conscientize na hora da compra dos alimentos, porque o brasileiro costuma comprar em excesso e deixar os alimentos estragarem.

Essas atitudes causam um impacto negativo no meio ambiente, aumentando o acúmulo de lixo nos aterros e lixões a céu aberto. O lixo acaba produzindo chorume, que entra em contato com o solo e contamina os lençóis freáticos. Por isso essa iniciativa de conscientizar o consumidor é tão importante.

Para a pesquisadora do Idec, Adriana Charoux, atitudes como aproveitar melhor os alimentos geram mais benefícios não só para o planeta mas também para a saúde. "A partir da sensibilização do consumo responsável, em vez de gerar emissão de gases poluentes que provocam aquecimento global, podemos utilizar esses resíduos orgânicos para nos alimentar melhor e ainda, se conseguirmos fazer uma composteira em casa, gerar composto para adubar o jardim", comenta a pesquisadora.

A oficina será realizada às 10h, no Parque da Água Branca, em São Paulo e faz parte da programação do "Clima e Consumo em São Paulo", que reservou para abril temas voltados ao desperdício, resíduos sólidos e aproveitamento de materiais.

Clima e Consumo em São Paulo
A iniciativa se trata de uma série de intervenções urbanas que acontecerão nos bairros da Barra Funda, Perdizes, Lapa, Vila Leopoldina, Vila Jaguará e Jaguaré, com o propósito de abordar problemas de grande impacto nas mudanças climáticas em São Paulo, entre eles a geração excessiva de resíduos sólidos, o excesso de carros e a falta de um plano de mobilidade sustentável para cidade, o aumento das enchentes e a falta de informação da origem da carne que favorece o desmatamento.

O programa é uma iniciativa do Idec e do Vitae Civilis, em parceria com diversas organizações e pessoas que colaboram para uma cidade mais sustentável. O projeto conta com apoio do FEMA (Fundo Especial de Meio Ambiente), mantido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo.

Para a programação completa acesse: http://www.idec.org.br/climasp/

Serviço:
O que: Oficina: receita com aproveitamento integral de alimentos
Quando: 2 de abril (sábado)
Onde: Parque da Água Branca - em frente à feira de produtos orgânicos da AAO (Associação de Agricultura Orgânica)
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca - São Paulo
Horário: das 10h às 11h

Um comentário: