Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

sábado, 20 de agosto de 2011

INR: Sugestão de atividade / Matemática


Prezados educadores amigos dos animais,
com a ajuda de nossa voluntária, a jornalista Elisangela Batista, que traduziu e adaptou os textos, ofereceremos algumas atividades para praticar com seus alunos.


Gatinhos!

Séries:
 entre 6a e 8a.
Tempo estimado: 50-60 minutos, incluindo a discussão sobre o exercício
(essa atividade pode ser dada como um trabalho para casa e discutida depois em sala)
Material: problema a ser resolvido (veja no fim da página); folhas de papéis para desenhar diagramas (opcional); lápis de cor (opcional)
Áreas relacionadas: Álgebra e Matemática

Entregue uma folha com o enunciado do problema, de acordo com o nível da turma. Peça aos alunos que leiam a questão ou leia você em voz alta. Defina o conceito de castração, se for necessário, e verifique se há qualquer dúvida.
Os estudantes podem trabalhar individualmente, em duplas ou em grupos. 
Uma vez que os estudantes tenham resolvido o problema, discuta como a superpopulação de cães e gatos tornou-se um problema e como a castração pode ser um importante passo para controlar essa questão e salvar a vida de animais.  Você pode tocar em tópicos como:
- os milhares de cães e gatos que são mortos em muitos locais simplesmente porque não eles não têm um lar,  
- a cada ninhada o problema vai aumentando,
- a castração pode contribuir para uma solução. (você deve levar informações aos alunos sobre opções gratuitas ou de baixo custo para castração existentes na região).
- a importância de castrar também os machos, que podem emprenhar várias fêmeas.
Auxilie os estudantes a pensar de que formas eles podem ajudar (promovendo a castração de seus próprios animais, arrecadando dinheiro para ajudar na castração de outros, ensinando outras pessoas sobre a importância da castração, etc.)
Ressalte para os estudantes que o cenário criado  no problema resolvido por eles é teoricamente possível, mas improvável de acontecer na realidade (o tamanho das ninhadas e a distribuição dos sexos dos gatinhos não são constantes, nem todos os filhotes viverão para se reproduzir, muitos vão morrer por doença, acidentes, negligência.)
Auxilie os estudantes a fazer um diagrama de árvore para colocar na sala de aula, mostrando quantos gatinhos uma única gata pode ter em apenas três ou quatro anos (mais do que isso será difícil para desenhar)

PROBLEMAS

Número 1

Uma gata prenhe apareceu em uma fazenda. Na fazenda não havia mais nenhum gato. A gata deu à luz a quatro gatinhos: duas fêmeas e dois machos. O fazendeiro castrou a gata mas não os filhotes fêmeas. Mais tarde, essas duas gatinhas tiveram mais quatro filhotes cada uma, também duas fêmeas e dois machos. As duas fêmeas que nasceram no primeiro ano foram castradas, mas as suas filhotes não e elas tiveram quatro gatinhos cada uma: duas fêmeas e dois machos. Esse padrão continua por sete anos: as fêmeas anteriores não têm mais filhotes, mas cada nova fêmea de sua primeira cria tem quatro gatinhos: duas fêmeas e dois machos. Assumindo que nenhum gato morreu, quantos gatos (número total) existiriam no fim do sétimo ano?

Solução do problema 1
·  O número de gatos após sete anos, incluindo a mãe, é de 509, assumindo que os primeiros quatro gatinhos nasceram no ano 1 (o ano é x). Equações que funcionam:  y = 4(2x-1) ou y = 2(x+1).
·  Assumindo que os primeiros quatro gatinhos nasceram no ano 0, o total de filhotes, incluindo a mãe, seria de 1.021. As equações são: y = 4(2x) ou y = 2(x+2)
Número 2
Uma gata prenhe apareceu em uma fazenda. Na fazenda não havia mais nenhum gato. A gata deu à luz a quatro gatinhos: duas fêmeas e um macho. No ano seguinte, todas as fêmeas (incluindo a mãe) deram à luz a quatro gatinhos: duas fêmeas e dois machos. Um ano depois, todas as fêmeas deram à luz novamente a quatro gatinhos: dois machos e duas fêmeas Esse padrão continua ano após ano. Quantos gatos existiriam no fim de sete anos, assumindo que nenhum gato morreu? 

Solução do problema 2
Iniciando no ano 0, seriam 13.121 gatos. Equação: y = 4(3x)
Iniciando no ano 1, seriam 4.373 gatos. Equação: y = 4(3x-1)

Sugestões de acomodação:
-Faça uma tabela para os estudantes preencherem nos anos que são necessários ( talvez apenas o primeiro ou o segundo ano para que eles percebam o padrão)
-Comece o diagrama para os estudantes
-Leia e explique o problema
-Inicie um gráfico
-Defina as variáveis e informe nas legendas da tabela e do gráfico: 
    y é o total do número de gatinhos.
    x é o ano.

Atividade desenvolvida por Pamela Krausz, traduzida e adaptada de Institute for Humane Education


Fonte:

Instituto Nina Rosa - Projetos por amor à vida
Organização independente sem fins lucrativos

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