Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Tamba-Tajá uma lenda da Amazônia


Memphys: Cultura Popular - Tamba-Tajá





Fafá de Belém - Tamba Tajá - Multishow



TAMBA-TAJÁ

Na tribo Macuxi havia um índio forte e muito inteligente, chamado Uiná. Um dia ele se apaixonou por Acamí, uma bela índia Taulipangue. Casaram-se logo depois e viviam muito felizes, sempre juntos.
Até que um dia a índia deu a luz a um menino, mas o menino sem vida nasceu. Triste Acamí ficou muito doente, e para maior tristeza, um dia, Acamí não pôde mais andar.

Uiná, para não se separar de sua amada, teceu uma tipóia e amarrou a índia à suas costas, levando-a para todos os lugares em que andava.

Certo dia, porém, o índio sentiu que sua carga estava mais pesada que o normal e, qual não foi sua tristeza, quando desamarrou a tipóia e constatou que a sua esposa tão querida estava morta.

O índio foi à floresta e cavou um buraco à beira de um igarapé. Enterrou-se junto com a índia, pois para ele não havia mais razão para continuar vivendo.

Algumas luas se passaram e, ao nascer da lua cheia, no lugar aonde Uiná e Acamí deitaram, começou a brotar uma graciosa planta, espécie totalmente diferente e desconhecida de todos os índios Macuxis. Era a Tamba-Tajá, planta de folhas triangulares, de cor verde escura, trazendo em seu verso uma outra folha de tamanho reduzido, cujo formato se assemelha ao órgão genital feminino. A união das duas folhas simboliza o grande amor existente entre o casal da tribo Macuxi.

caboclo da Amazônia costuma cultivar esta curiosa planta, atribuindo a ela poderes místicos. Se, por exemplo, em uma determinada casa a planta crescer viçosa com folhas exuberantes, trazendo no seu verso a folha menor, é sinal que existe muito amor naquela casa. Mas se nas folhas grandes não existirem as pequeninas, não há amor naquele lar. Também se a planta apresentar mais de uma folhinha em seu verso acredita-se então que existe infidelidade entre o casal.


TOADA PARA ESTA LENDA - Tamba-Tajá 
Uma composição de Hugo Levy/Neil Armstrong/Silvio Camaleão (2003)

O vento dos campos
No escuro da noite
Esfriando as serras , na água azul
Na serra da lua , segredos da terra
Índio Taulipangue , índio Macuxi
Fugindo da ira das tribos
Amor de verdade, Uiná e Acami

E os dois nunca se separavam
Na caça , na pesca , no rio a banhar
Na força da lua, 
curumim
Sem vida nasceu
E para maior tristeza
Acami não pode mais andar

E veio o sol, e o sol foi embora
E veio a lua, e a lua desapareceu

Um dia Uiná saiu com Acami
Pelos campos colhendo mangaba e murici
E os dias passaram e eles não voltaram
E no lugar onde ficaram
Aonde o vento costuma soprar
Nasceu uma planta brilhante
Homem, mulher, par constante
A pureza do Tamba-Tajá

Tamba, Tamba-Tajá
Um amor que nasceu tão bonito
Ninguém consegue acabar
Tamba, Tamba-Tajá
Na lembrança eterna das folhas
O amor de Acami e Uiná


Sugestão: Luiz Morais - AmazonOil

Nenhum comentário:

Postar um comentário