Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

domingo, 4 de novembro de 2012

Babaçu

Do sítio Um pé de quê? - Regina Casé



BAGUAÇUÍ, UAUAÇU, AGUAÇU, BAUAÇU, COCO-DE-MACACO, COCO-DE-PALMEIRA, COCO-NAIÁ, COCO-PINDOBA, GUAGUAÇO

NOME CIENTÍFICO
Attalea speciosa Mart. ex. Spreng.

FAMÍLIA
Arecaceae

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:

ÁRVORE solitária, de 10-30 m de altura.

TRONCO de 30-60 cm de diâmetro.

FOLHAS eretas, distribuídas em número de 15-20 por coroa, com 4-8 m de comprimento, e com média de 175-260 pares de folíolos regularmente dispostos ao longo de toda sua haste central.

FLORES masculinas e femininas em um mesmo cacho, ou muito raramente em árvores diferentes, em “babaçu-macho” e “babaçu-fêmea”. As flores “macho” distribuem-se em duas fileiras por cacho, e apresentam 3 sépalas de 1-2 mm de comprimento e quase sempre 2 pétalas, mais largas. Ao todo são 4-6 cachos por planta, sustentados por hastes de 70-90 cm de comprimento que surgem por entre as folhas.

FRUTO de 10-12 cm de comprimento e 5-10 cm de diâmetro, de casca dura e marrom, dotado de polpa seca, farinhenta e de coloração creme na maturidade, e de um caroço escuro e rijo, que contém de 1-8 sementes.

SEMENTE trata-se de uma amêndoa oleaginosa e branca, de 4-5,5 cm de comprimento, com média de 1 cm de espessura.

FLORAÇÃO ocorre entre os meses de janeiro e abril. Os frutos amadurecem em agosto-janeiro.

USO/ÁRVORE ornamental e pode servir ao paisagismo em geral.

USO/MADEIRA moderadamente pesada, mole, e de baixa durabilidade em ambientes externos. Utilizada localmente nas construções rústicas, como esteios e ripas.

USO/OUTRAS UTILIDADES As folhas e espatas são empregadas como cobertura de ranchos. A amêndoa verde fornece um leite muito nutritivo e da amêndoa madura extrai-se um óleo alimentício de boa qualidade, com o qual se fabrica manteiga, sabões e sabonetes, velas etc. Da polpa do fruto faz-se uma farinha alimentar, e se aproveita a casca para carvão. O caule contém palmito, que também é consumido. Atualmente o babaçu é pesquisado para biodiesel.

OBTENÇÃO DE SEMENTES Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los no chão após a queda. Não há a necessidade de despolpá-los para semeadura. Caso interesse armazenar as sementes, secá-las parcialmente com polpa.

PRODUÇÃO DE MUDAS Colocar os frutos ou os caroços para germinação logo que colhidos em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorre em 4-6 meses. Transplantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando atingirem 5-8 cm. O desenvolvimento das mudas é lento, enquanto o das plantas no campo é moderado.

REFERÊCIA BIBLIOGRÁFICA
LORENZI, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. Vol. I. Editora Plantarum, Nova Odessa, São Paulo, 1992, p. 284 | Palmeiras no Brasil: nativas e exóticas. Nova Odessa (SP): Plantarum, 1996, 198 p | MITJA, D.; SOUSA-SILVA, J.C.; MELO, S. L.; CHAIB FILHO, H. “Biometria dos frutos e sementes de babaçu”. IN “Simpósio e Congressos - Edição: 9”. 2008: Embrapa Cerrados, Natividade-TO.