Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Os benefícios do coco

Por Aristeu Vegano - Espaço Vegan


Este é o espaço Vegano, onde você encontra informações, com detalhes sobre o tema e acompanhadas das respectivas fontes, assim como receitas culinárias.
O fruto do coqueiro pode ser consumido de diferentes formas, mais especificamente sua água (muito nutritiva e refrescante) e sua polpa, que admitem inúmeras receitas diferentes. Algo bem comum são as receitas com coco ralado. Seja na praia ou em ocasiões de desidratação, diarreias, etc, o coco (sua água) é sempre sugerido e bem recomendado. Essa fruta contém propriedades bactericidas, antioxidantes, antiparasitárias, hipoglicemiantes, hepatoprotetoras e imunoestimulantes. Além disso, o fruto contém cálcio, magnésio, fósforo, ferro, sódio, selênio, iodo, zinco, flúor, manganês e outros elementos.


Geralmente é recomendado em dietas anti-estresse, também como auxiliar no combate à osteoporose, para a saúde cardiovascular e para evitar a retenção de líquidos.
É energético: ideal para consumir depois de um dia cansativo, de muita atividade física. Também pode ser adicionado a vitaminas ou sucos de frutas (laranja, banana, etc).
A água de coco faz bem ao coração?
O líquido, que só existe no fruto, quando ainda não está maduro, tem um baixo teor de açúcares e gorduras, é rico em minerais. Tomar água de coco ajuda a reduzir a pressão arterial e diminuir os triglicerídeos em pessoas que sofrem de colesterol alto. Ainda, possui propriedades antidiabéticas e hipoglicemiantes.
Óleo de coco: outra maneira de consumir o coco é como óleo essencial. Nessa versão, ele se converte na maior fonte de ácidos graxos que temos disponível, depois do leite materno. Serve para aumentar o sistema imunológico e ajudar o organismo a lutar contra doenças, bactérias, infecções e vírus.
É indicado o óleo natural e não o hidrogenado, dessa maneira, melhoraremos nossa saúde e reduziremos o colesterol.
Além disso, fará com que o metabolismo acelere, ajudando a perder peso (óleo), evitar problemas secundários e transtornos nas tireoides. O óleo de coco também ajuda a proteger as células do coração e melhorar os sintomas da menopausa e da TPM. A água também é boa para a higiene interna do corpo, é recomendável para crianças, pois contém vitamina C, açúcar natural e muitos minerais. Serve para aliviar episódios de vômito, gases e problemas urinários.
Ajuda a manter as funções renais, a digestão, as funções hepáticas; previne infecções, ajuda a controlar a diabete e promove a regularidade intestinal. Alivia a tensão no pâncreas e os sistemas de enzimas, serve para tratar doenças vesiculares e manter a pele hidratada, lisa e suave.
Para mulheres em período de gestação, é aconselhado tomar muita água de coco, e consumir a polpa também. É muito bom para a futura mãe e para o bebê. Isso porque ela contém nutrientes e propriedades que fazem com que a gravidez se desenvolva melhor.
A bebida não contém colesterol e nem gorduras. Fortalece o sistema imunológico, evita uma série de doenças (o que é bom, porque a maioria dos medicamentos é contraindicada para mulheres grávidas) e reforça as defesas do feto.
Previne e trata a acidez estomacal e os vômitos, tão comuns nos primeiros meses de gestação. Ajuda em casos de prisão de ventre (outro problema habitual). Visite melhorcomsaude.com
 .
Polpa de coco engorda?
Porém, embora traga muitos benefícios para a saúde, a polpa da fruta deve ser consumida com moderação, pois em cem gramas podemos encontrar 350 kcal. Ela é bem mais calórica que a água do fruto e o consumo exagerado pode engordar. Visite www.bolsademulher.com.
Entendemos que todos os assuntos, tratados neste espaço, sirva para despertar o interesse das pesquisas sobre os temas, assim estaremos cumprindo nosso papel.
Está prometido: uma receita surpresa, deliciosa e nutritiva (com coco) na publicação do próximo sábado.

Como dizia Leonardo Da Vinci: “Haverá um tempo em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente da mesma forma como hoje se julga o assassinato de um homem.”

Já somos mais de seiscentos milhões no planeta, pela abolição da escravatura animal...
Até a próxima publicação.


Até a próxima publicação semanal!
Aristeu Aparecido Rodrigues
Pedagogo Empresarial


Publicação 003 - 15 de agosto de 2015 – Diário de Assis-SP