Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

ONU condena o consumo de CARNE

Ilustração: Caterina Chiari

Por Aristeu Vegano - Espaço Vegan

Relatório da ONU pede adesão a uma dieta Vegana  
Uma mudança na alimentação global para uma dieta Vegana é vital para salvar o mundo da fome, evitar a escassez de combustível e maiores impactos na mudança climática; é o que diz um relatório da ONU em 2010.
O crescimento da população mundial está estimado em  9,1 bilhões de pessoas até 2050, e a preferência no consumo de dietas ricas em produtos de origem animal será insustentável, é o que indica o relatório da UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).


“Os impactos devido a agricultura devem aumentar substancialmente devido ao crescimento populacional, que por sua vez aumentará o consumo de produtos de origem animal.  Uma redução substancial  desses impactos só será  possível com uma mudança na dieta mundial, não incluindo produtos de origem animal,” diz o relatório.
O principal autor do relatório, o professor Edgar Hertwich, disse que os “produtos de origem animal causam mais danos do que a produção de minerais de construção, como cimento, plásticos e metais. As plantações para alimentar os animais são tão prejudiciais quanto a queima de combustíveis fósseis.”
A recomendação segue o conselho que já havia sido dado no ano passado, que uma dieta vegetariana é melhor para o planeta. Que ao menos um dia na semana as pessoas devem deixar de consumir carne para reduzir as emissões de carbono.
Os animais consomem a maior parte da produção agrícola mundial, tendo grande interferência na abundancia de água potável, nos fertilizantes e pesticidas.
Os especialistas, baseados em vários estudos, citaram as seguintes pressões sobre o meio ambiente: mudanças climáticas, mudanças de habitat, desperdício de nitrogênio, fósforo e outros fertilizantes, uma sobre exploração das pescas, florestas e outros recursos, na abundancia de água potável, problemas com saneamento básico, exposição ao chumbo e poluição do ar.
A agricultura, a carne e laticínios são responsáveis por 70% do consumo mundial de água doce, 38% do uso total da terra e 19% das emissões de gases de efeito estufa do mundo, diz o relatório.
A ONU ainda disse que a produção de alimentos precisará aumentar em 70% até 2050 para atender a população crescente. As informações são do jornal britânico The Guardian
No Brasil mata um boi, um porco e cento e sessenta e seis frangos por segundo!
Publicado em 20 de setembro de 2013 em NotíciasPelos Animais.
Junte-se às pessoas que estão tentando mudar esta realidade: seja vegana(o).
Se você consome carnes, laticínios (queijo, leite etc.), ovos ou qualquer outro produto de origem animal, você é responsável direto por estes números. 
Em março de 2013, baseados em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicamos uma matéria alarmante: “Brasil mata 1 boi, 1 porco e 166 frangos por segundo”. Infelizmente, o massacre conseguiu um novo recorde.
De acordo com dados publicados pelo IBGE, o Brasil obteve um recorde histórico no assassinato de bovinos. Na soma dos abates do 2º trimestre de 2013 (abril, maio e junho), 8,5 milhões de bois e vacas perderam suas vidas para a indústria da carne e dos laticínios. Embora o agronegócio esteja em festa com a notícia do desempenho histórico de nossas “fábricas de desmontagem de vidas”, é importante lembrarmos que cada um destes animais sofreu de uma forma que somos incapazes de imaginar. São seres sencientes, não há como alegar inocência...
O abate de porcos também aumentou. Quase 9 milhões de animais foram assassinados no período mencionado acima. Os suínos são considerados os animais mais inteligentes já domesticados pelo homem, o que nos faz acreditar que a noção do que está acontecendo com seus semelhantes é apurada. (Muitos deles nascem e morrem sem ver o sol e sem pisar no chão) Além do sofrimento físico a que estes animais são submetidos, a perturbação psicológica é algo que deve ser considerado, uma vez que a definição de sofrimento não inclui apenas dor. Solidão e escravidão...
Além dos bovinos e suínos, o IBGE analisa o abate de aves (frangos). Em apenas 3 meses, 1,4 bilhão destes animais (Muitos deles nascem e morrem sem ver o sol e sem pisar no chão) tiveram suas gargantas cortadas legalmente em nosso país.
Depois de passarem o começo de suas vidas sofrendo em barracões superlotados, os frangos criados para o abate são transportados em caminhões para os matadouros. Ao chegarem, são colocados em uma esteira e depois pendurados de cabeça para baixo em ganchos. Um a um são mergulhados em água com corrente elétrica, em um processo chamado de eletronarcose. Este processo atordoa a ave, mas não mata. Isso porque, a seguir, quando um funcionário corta a garganta do animal com uma faca (esterilizadas segundo um famoso comercial da TV), é preciso que o coração esteja batendo forte para que seja eficiente o processo da sangria, onde mais de 90% do sangue é expulso do corpo da ave pelo corte feito na garganta.
Uma curiosidade macabra: algumas indústrias diminuem a tensão da corrente elétrica da água durante a eletronarcose para que as aves não fiquem tão atordoadas, facilitando assim a expulsão do sangue no passo seguinte, a sangria.
Sobre a água: há estudos que comprovam que para se produzir um quilo de carne são necessários de trinta a cinquenta mil litros de água, ora, quando exportamos carnes para outros países estamos enviando para eles nossa água! Deixando aqui no Brasil somente uma montanha de estrume para poluir nossos mananciais, ou seja, nosso habitat! Volto a falar sobre isso com números representativos em artigos futuros...
Nós Vegetarianos, Veganos e Veganas estamos, dia e noite, compartilhando informações, por meio das redes sociais, sites e aplicativos dos celulares para esclarecer dúvidas junto as pessoas que estão desenvolvendo esta consciência.
Boicotamos os programas patrocinados por empresas que escravizam e matam animais sencientes. Desaprovamos programas, de qualquer corrente religiosa, que aceitem o patrocínio de empresas que escravizam e abatem animais inocentes, indefeso e sencientes, prematuramente, especialmente frigoríficos, por entender que os animais são sujeitos de direito, embora perante a lei do nosso país, ainda não o são considerados, o que um dia, também indevidamente humanos se apropriaram de membros da mesma espécie e, demorou setenta anos, após a primeira lei ser aprovada para conquistarem sua abolição, sabemos disso.
Queremos ser o grito daqueles que não tem voz e nem vez, são escravizados e assassinados.
Cabe aqui um esclarecimento em relação às pessoas que se dizem protetoras “dos animais” e frequentam churrascos (e consomem, claro), rodeios e leilões, dentro deste posicionamento antropocêntrico, onde o humano é considerado o centro das decisões, há um especismo eletista, ou seja, eu elejo uma espécie de animal para proteger mas mato e como qualquer  bicho, desde que não seja o meu cãozinho... Ser proprietário de um ser vivo? É diferente de qualquer objeto... Prometo que em um artigo específico sobre isso me aprofundar...
Como dizia Richard Gere, um famoso ator americano: "Como zeladores do planeta, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. As crueldades que os animais sofrem pelas mãos dos homens estão além de nossa compreensão. Por favor, ajudem a parar com esta loucura."
Esta é uma parte, das bilhões de informações sobre o tema, recomendo, sempre, que pesquisem...
Já somos mais de seiscentos milhões no planeta, pela abolição da escravatura animal, já... Contato: aristeuvegano@gmail.com e www.veganosdosol.com.br
Até a próxima publicação.
Aristeu Aparecido Rodrigues

Pedagogo Empresarial

Publicação 007 - 19 de setembro de 2015 – Diário de Assis-SP