Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Uma ideia genial – Bike Food Vegan

Por Aristeu Vegano - Espaço Vegan 


Ainda por estes dias, uma grande emissora de televisão estava exibindo uma matéria sobre alimentação nas praias, quanto de repente uma moça grita: “lanche Vegano!”
Foi emocionante para todos nós, mas um canal de TV daquele tamanho deixar escapar uma dessa?
A indústria da morte (os frigoríficos) não ia gostar desta notícia! Ora quase vinte e quatro horas por dia passando propaganda dos disseminadores de doenças (os produtores de carne, leite, ovos e seus derivados etc.), os que causam este colapso no sistema de saúde do nosso país, e espalham enfermidades pelo mundo, tudo autorizado pelas nossas autoridades, falar sobre veganismo?
Sem falar da escravidão, crueldades e mortes de seres inocentes, sem a absoluta necessidade...

Ainda bem que tem luz no fim do túnel:
Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, ganha food bike com comida vegana e à beira mar.
Uma das cidades mais visitadas do litoral norte do estado de São Paulo acaba de ganhar uma food bike livre de crueldade.
A bicicleta – chamada de Food Bike Frutta Pão – circula pelas praias de Caraguatatuba repleta de sanduíches, snaks, muffins e salgados veganos e saudáveis.
As food bikes funcionam como os já famosos food trucks, mas são muito mais econômicas para os empreendedores que estão começando. Além disso, não emitem gases nocivos ao meio ambiente e, por isso, são consideradas uma alternativa ecológica.
Grande parte das preparações da Frutta Pão são orgânicas e há também opções sem glúten. Para acompanhar, chás, sucos e água mineral. Nada das tradicionais frituras gordurosas que dominam as opções de comida nas praias.
“Além de divulgarmos o veganismo, entendemos que o verão pede alimentos saudáveis, refrescantes. O que pode ser mais saudável com a combinação de hortaliças, frutas e sementes? Nossos sanduíches são preparados artesanalmente, com hortaliças orgânicas fornecidas por produtores locais e legumes frescos. Não vendemos refrigerante nem bebidas alcoólicas. É tudo natural de verdade.” – diz Fernanda Paro, sócia-proprietária.
Durante o dia é possível encontrar a bicicleta Frutta Pão na praia Martim de Sá e durante a noite ela fica na orla próxima ao Centro de Eventos de Caraguatatuba. Para a localização exata, porém, é preciso ficar de olho na página oficial nohttps://www.facebook.com/fruttapao ou enviar uma mensagem por lá.
Veja como montar uma food bike
Conforme reportagem do programa Pequenas Empresas e Grandes Negócios (PEGN) exibida em julho de 2015, algumas cidades emitem certificados para quem quer trabalhar vendendo comida na rua com uma food bike, como é o caso da cidade de São Paulo. Procure a prefeitura de sua cidade para se informar.
O baixo investimento inicial das food bikes é o principal atrativo para quem quer começar a vender alimentos em locais públicos e eventos com elas. Montar uma dessas pode ser uma solução interessante para cozinheiros veganos que estão só esperando uma oportunidade para começar seu negócio próprio.
Uma food bike já adaptada, igual à Frutta Pão, sai por cerca de R$ 2.000,00.
Modelos mais completos chegam a custar R$ 3.650,00 ou mais, dependendo do projeto que será feito.
Os valores citados são praticados por uma empresa especializada em montar essas bicicletas com sede em São Paulo, mas existem outras, vale a pesquisa. Mais bicicletas dessas pelas ruas significaria mais opções veganas de fácil acesso e, consequentemente, mais pessoas conhecendo delícias sem nada de origem animal.

Oba, hoje tem receita Vegana!
Quibe frito
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara (de chá) de trigo para quibe
1 xícara (de chá) de proteína texturizada de soja
1 batata grande cozida e amassada
1 cebola grande ralada ou bem picada
5 dentes de alho bem picados
1 xícara (de chá) de salsinha picada
1 xícara (de chá) de cenoura ralada
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
1 colher (de sopa) de hortelã desidratada
1 colher (de sopa) de sal
2 colheres (de sopa) de vinagre branco ou suco de limão
1/2 colher (de chá) de cominho em pó
Farinha de trigo para dar liga (cerca de 3/4 de xícara)
Modo de preparo:
Coloque o trigo para quibe em uma vasilha, cubra com as 4 xícaras de água e deixe de molho por uma hora. Em outra vasilha, coloque a proteína de soja, cubra com as outras 3 xícaras de água (pode por alguns temperos na água – alho, cebola, sal...), e deixe descansar até ficar macia.
Cozinhe uma batata e amasse-a, espere ficar morna, remova a casca e amasse-a. Coloque esta batata amassada em uma vasilha grande.
Escorra a água do trigo para quibe e esprema bem, para sair toda a água, e coloque na vasilha da batata. Faça o mesmo com a proteína de soja, espremendo o máximo que conseguir de água.
Adicione na vasilha o alho picado, a cebola ralada, a salsinha, a cenoura, o orégano, a hortelã, o sal, o cominho e o vinagre (ou limão). Misture bem e vá adicionando farinha de trigo aos poucos, até conseguir modelar os quibes. Evite colocar muita farinha, pois deixará o quibe pesado.
Frite em óleo quente até ficarem dourados, evite mexer muito neles enquanto fritam, pois podem desmanchar. Coloque os quibes fritos sobre papel toalha para absorver o excesso de óleo. Está pronto!

"Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos. Nós nos sentimos melhores com nós mesmos e melhores com os animais, sabendo que não estamos contribuindo para o sofrimento deles."
Paul e Linda McCartney

Somos mais de 600 milhões no planeta com o mesmo objetivo, defender a vida dos inocentes e a saúde daqueles que, ainda, os comem...
Pela abolição da escravatura animal, já!
Contato: aristeuvegano@gmail.com - www.veganosdosol.com.br
Até o próximo sábado!
Aristeu Aparecido Rodrigues
Pedagogo Empresarial


Publicação 024 – 16 de janeiro de 2016 – Diário de Assis-SP