Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Pouco a pouco vamos libertando os escravos

Eduardo Kobra


Ao contrário do que diz uma notícia falsa que tem circulado nas redes sociais, a Justiça de São Paulo não proibiu o famoso rodeio de Barretos.
A decisão do desembargador Péricles Piza, tomada em dezembro de 2015 e só divulgada dia 12 de janeiro no site do Tribunal de Justiça de São Paulo, afirma que apenas as provas de laço e as vaquejadas estão proibidas. O rodeio com montarias de bovinos e equinos continua liberado. Para ler a decisão do desembargador na íntegra, baixe o PDF na rede social.
As provas de laço e vaquejadas já estavam proibidas em Barretos, mas uma lei municipal de fevereiro de 2015 tentou liberar esse tipo de prova na cidade. Então, o Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, ajuizou uma ação contra o prefeito e contra o presidente da Câmara Municipal de Barretos.
A decisão do desembargador Péricles Piza, portanto, refere-se à ação contra a administração pública de Barretos. O desembargador manteve a proibição, ou seja, entendeu que a lei municipal não pode ser aplicada.
Especificamente sobre as provas de laço, realizadas com bezerros, e as vaquejadas, Péricles afirmou que trata-se de maus-tratos. “Incutir medo, dor, sofrimento e morte a outros seres não é algo que queremos perpetuado em nossa cultura.” – disse o desembargador.


Não estava em julgamento, no entanto, as outras claras formas de maus-tratos dos rodeios que acontecem nas provas de montaria. As montarias de touros e equinos são os eventos mais populares e lucrativas da Festa do Peão de Barretos...
Outras formas graves de escravidão animal: Admitir o comércio de alimentos para beneficiar a, b ou c, também, inclusive instituições religiosas, cujos ingredientes são pedaços de animais (carnes, peixes e aves) ou secreções (laticínios) oriundos de “fábricas de animais” cujos objetos “fabricados” (seres vivos) nem se quer viram o sol ou tiveram o direito de pisar no chão? Há dúvidas no ar quanto à existência de paz e harmonia diante de tanto sangue derramado, desnecessariamente... Pensemos um pouco, como a carninha vem parar no prato das pessoas? Clamemos pelo direito dos animais viverem paz...
Instituições religiosas promovendo leilões de gado para angariar fundos? Um ser vivo sendo considerado objeto? Ridículo! Talvez não percebamos a gravidade deste ato por que nascemos neste modelo, onde o direito de propriedade se estende a algo vivo? É diferente de nos apropriarmos de um carro, um computador, um celular, uma casa, uma bicicleta... Um dia os humanos também, indevidamente, se apropriaram uns dos outros, mas mesmo demorando muito, as vítimas foram abolidas pelos movimentos de pessoas que discordaram disso?Estes defensores eram ridicularizados!
Hoje, outro movimento de abolição se intensifica! Somos mais de seiscentas milhões de pessoas no mundo que, a exemplo de tempos passados, nos utilizamos deste principio, o da desobediência, para que, mesmo contestados, lutamos pela libertação daqueles que não tem voz e nem vez.
Precisamos de pessoas sensíveis no nosso movimento, que não se deixam se escravizar pela indústria da morte e farmacêutica! Venham conosco...
Karen Davis, PhD (Prisoned Chickens, Poisoned Eggs; 1996) disse: "Pode alguém considerar um ser vivente como propriedade, investimento, um pedaço de carne, uma "coisa", sem degenerar em crueldade contra essa criatura?"
Os animais, (vacas, galinhas, porcos etc.) considerados de consumo, seres semoventes, pelos antropocêntricos, especistas e eletistas, não têm o mesmo valor e respeito quanto a um cão, um gato, tanto que eles saem da passeata ou da procissão e vão comer rodízio de carnes nos restaurantes, como diz, com muita propriedade, Sônia Teresinha Felipe, doutora em filosofia moral e teoria política pela Universidade de Konstanz, Alemanha. Vegana fervorosa, abolicionista e defensora dos direitos dos animais...
O Código de Hamurabi composto por volta de 1772 a.C. já reforçava estes perfis e se manteria até os dias de hoje, não fosse a coragem de  pessoas que desobedeciam as classes dominantes e, ao repugnar certas normas e condutas, convenientes para alguns, influenciavam para as mudanças das leis. Vale a pena pesquisar sobre isso...
"A carne é o alimento de certos animais, todavia, nem todos, pois os cavalos, os bois e os elefantes se alimentam de ervas. Só os que têm índole bravia e feroz, os tigres, os leões etc. podem saciar-se em sangue. Que horror é engordar um corpo com outro corpo, viver da morte de seres vivos." Pitágoras
Há um fenômeno chamado de “bovinização do corpo”, a que os cientistas se referem pelo consumo de carnes (e derivados) acompanhadas de antibióticos, toxinas e hormônios de crescimento, presentes nestes produtos. Os corpos das pessoas estão se moldando a este formato (de boi), devido a ingestão exagerada de tais substâncias, não é grave isso? Pesquisemos mais sobre isso...
Se os abolicionistas, na época não fossem insistentes, estariam os escravos até hoje em nossos quintais. Depois da mudança da lei, ainda demorou setenta anos para a efetivação da Abolição. Nossa geração talvez não experimente a alegria da libertação completa destes seres, mas devemos fazer nossa parte! Divulguemos esta nova percepção do acesso a dimensões maiores da nossa consciência, da revisão de nossa conduta moral e ética... Fonte: veganosdosol.com.br
"A vida é Valor Absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem subjuga um animal ou alimenta-se de sua carne, por julga-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo." (Olympia Salete)
Pela abolição da escravatura animal, já!

Aristeu Aparecido Rodrigues
Pedagogo Empresarial


Publicação 025 – 23 de janeiro de 2016 – Diário de Assis-SP