Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

domingo, 24 de julho de 2016

Yandê, a primeira rádio indígena online do Brasil

Por EBC

Com mais de meio milhão de ouvintes, a rádio funciona como um amplificador das vozes dos povos indígenas

O Tarde Nacional desta terça-feira (19), Dia do Índio, falou da primeira rádio indígena online do Brasil, a Yandê. A ferramenta é um amplificador das vozes dos povos indígenas.

 
Um dos entrevistados do programa foi o coordenador da Yandê, Anápuáka Muniz Tupinambá Hã-hã-hãe. Ele contou a trajetória da rádio, desde sua criação até hoje, quando alcança mais de meio milhão de ouvintes, no Brasil e em outros 40 países.
 
Segundo Anápuáka o objetivo é falar não apenas aos indígenas, mas também aos não-índios, e, além de difundir cultura, desconstruir imagens destorcidas e preconceituosas.
 
Outro entrevistado foi o correspondente da Yandê em Mato Grosso do Sul, Vavá Terena. Para ele, a rádio é a oportunidade de divulgar a realidade indígena, o dia a dia e, acima de tudo, a história contemporânea.
 
Vavá Terena acrescentou ainda que os livros didáticos se limitaram a retratar apenas a colonização, e ignoram que a história indígena continua. “Estamos vivos, enquanto vivos, fazemos história”.
 
Ouça as entrevistas na íntegra, clicando no player abaixo:


http://radios.ebc.com.br/tarde-nacional/edicao/2016-04/conheca-yande-primeira-radio-indigena-online-do-brasil

Rádio Yandê: http://radioyande.com/