Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Como esperado, Proposta de Emenda à Constituição é apresentada no Senado em prol da vaquejada


Por Mapa Veg


Vote contra na Consulta Pública do Senado.


Sabemos que, juridicamente falando, todas as leis estão abaixo de nossa Constituição Federal, não podendo, portanto, estarem em desacordo com a mesma.
Atualmente, três projetos de lei pretendem legalizar atividades como rodeio e vaquejada, tornando-as parte do patrimônio cultural brasileiro. O problema deles é que a Constituição veda práticas que impliquem em maus tratos aos animais.


Após a decisão do STF que declarou as vaquejadas ilegais, e derrubou uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada (relembre aqui), tem ocorrido uma grande movimentação de quem vive da atividade, bem como de parlamentares que a apoiam, numa tentativa de tentar reverter uma decisão que não se reverte.
A fim de tentar tornar legal práticas como a vaquejada, a manobra política esperada aconteceu: uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 50/2016), de autoria do Senador Otto Alencar, propõe alterar a Constituição Federal para que atividades consideradas culturais que usem animais, e não atentem contra o bem estar destes, sejam legalizadas, contando também com lei específica que assegure o bem-estar dos animais usados nestas atividades.
A Proposta, obviamente, pretende legalizar uma atividade que foi considerada pelo STF como intrinsecamente cruel, com base também em laudos veterinários, que atestam sofrimento físico e psicológico dos bois. Certamente, por mais que se consiga ludibriar os fatos, a fim de comprovar ausência de sofrimento físico dos bois, será difícil demonstrar a ausência de sofrimento psicológico deles, que se mostram sob stress pelo simples fato de estarem em uma arena e serem perseguidos por cavalos montados por humanos que tentam derrubá-los.
Como de praxe para os projetos que tramitam no Senado, foi disponibilizada uma consulta pública para saber o que a população pensa sobre o assunto. Vamos votar contra, para mostrar que não queremos que a vaquejada e outras atividades cruéis sejam consideradas partes legais da cultura brasileira: Clique para acessar a Consulta Pública.