Diante da injustiça, a covardia se veste de silêncio (Julio Ortega) - frase do blog http://www.findelmaltratoanimal.blogspot.com/

quarta-feira, 22 de março de 2017

Investigação chocante revela crueldade em fazendas da JBS Friboi

Por O holocausto animal


Uma investigação feita pela Repórter Brasil, nas fazendas da empresa JBS, proprietária do grupo Friboi, constatou choques, socos e pauladas nos animais da pecuária.
Bezerro sendo marcado com ferro quente. (Foto: Piero Locatelli)
Bezerro sendo marcado com ferro em brasa. (Foto: Piero Locatelli)


A investigação, realizada entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, com apoio da ONG norte-americana PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), foi feita em fazendas que fornecem gado à JBS, em quatro estados diferentes. A JBS é a maior produtora de carne do mundo e é proprietária das marcas Friboi e Swift.
JBS Friboi Bezerro Amarrado
Bezerro sendo imobilizado, após ser separado da própria mãe. (Foto: Márcio Isensee)
As câmeras registraram fazendeiros separando bezerros das próprias mães, arremessando-os contra o chão e marcando o rosto deles com ferro em brasa. Além disso, a investigação flagrou funcionários chutando e dando choques elétricos em bois.
A prática de marcar o rosto de bezerros machos com ferro em brasa, apesar de não ser proibida, não é recomendada pelo Ministério da Agricultura. Em bezerras, a marcação com ferro em brasa é obrigatória.
Fazendeiros da JBS espancam animais. (Imagem: Reprodução)
Fazendeiros da JBS espancam animais, deixando-os com feridas e machucados. (Imagem: Reprodução)
Embora a investigação tenha encontrado tratamento cruel aos animais pela JBS, em seu site oficial, a empresa diz que os animais são tratados com “respeito e sem sofrimento”, os mantendo livres de “dor, injúria e doença”.
Boi preso com a cabeça no curral. (Foto: Márcio Isensee e Sá)
Boi preso com a cabeça no curral. (Foto: Márcio Isensee e Sá)
“Nunca veio ninguém fiscalizando nada. Eu tenho 12 anos morando aqui e ninguém nunca fez isso”, disse um funcionário de uma fazenda em Mato Grosso do Sul.
FriBOI
Para mais informações, clique aqui para acessar o site oficial da reportagem.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que maus-tratos são flagrados na indústria da carne brasileira. Apesar de alguns alegarem que no Brasil a situação “é diferente”, a verdade é que a crueldade da pecuária ocorre no mundo inteiro. Uma vez que a indústria enxerga animais como commodities, a única saída é parar de financiá-la.